Eyele

Eyele
Ifá Espirito Santo Liberdade

terça-feira, 24 de setembro de 2013

A Árvore da Vida de Kamitic - Egito & Yorubá - Parte 02




Esfera 03 – Sekert – Obaluaye


Onipotência - O Poder da Criação

A Esfera 03 da árvore representa o aspecto onipotência do Criador. 
A divindade representada pela Esfera 03 da Árvore foi chamado Sekert pelo Kamau, e é chamado de Obaluaye na tradição yorubá. A ciência espiritual Kamitic sustenta que a criação é provocada pela Palavra, invocação, ou vibração. Assim a Esfera 03 também representa as palavras de poder, ou mantras. Estes foram chamados hekau (singular: heka) pelo Kamau. A vibração divina original, que criou o mundo (o nosso), foi dito "aung". Essa palavra divina inicial de vibração foi emitida a partir desse aspecto do Criador representado pela esfera 03. A escritura Kamitic tem Deus dizendo: "eu trouxe em minha boca meu próprio nome, ou seja, uma palavra de poder, e eu, eu mesmo, surgi na forma de coisas que vieram a existir, e eu vim as formas do Criador ". Desde a criação do universo, trazem à existência da estrutura, e também a limitação por inferência, Sekert e Obaluaye são identificados como os fundamentos de todas as coisas criadas. Sendo assim, Sekert ou Obaluaye estão para ajudar a criar uma base sólida e duradoura. Considerando que nada dura para sempre no mundo, Sekert e Obaluaye foram também identificados com os ciclos, e uma vez que nenhum novo ciclo começa a menos que um velho morra, Sekert e Obaluaye também são identificadas, tanto quanto com a morte como com a criação. Mas isso não é tão mórbido que possa parecer para a mente ocidental, para dentro da cosmologia Africana, a morte não é vista como definitiva, mas como uma transição. De qualquer forma, Sekert e Obaluaye presidem os funerais e cemitérios, e o crânio é um de seus totens.



Esfera 04 – Maat – Aje Saluga



Lei Divina / Verdade, Harmonia, a interdependência de todas as coisas


A Esfera 04 da Árvore da Vida representa o aspecto do Criador correspondente às leis da existência para as coisas da criação. Esta é a Lei Divina. Na tradição Kamitic, a divindade representada por esta Esfera é conhecida como Maat. No panteão Yoruba, ela é conhecida como Aje Salugá. As leis para que Maat é a expressão de governar ambos os aspectos da mente (consciência / Inconsciência), bem como aspectos da matéria (Energia / Matéria). Assim Maat rege os princípios da verdade divina, amor, justiça, equilíbrio, harmonia, Inter-dependência de todas as coisas, etc, bem como as leis da física e de todos os fenômenos de energia / matéria, sendo que este último inclui as leis que regem os fenômenos espirituais . É a pena de Maat, que é usada para pesar o coração no dia do Juízo Final.



                     Esfera 05 – Herukhuti– Ogun

Aplicação da Lei Divina.



A Esfera 05 da árvore representa o aspecto do Espírito de que a Lei Divina é "forçada". Na tradição Kamitic, a divindade representada por esta Esfera é conhecido como Herukhuti. No Yoruba, ele é conhecido como Ogun. A ira de Deus (castigo) é exercida por esta faculdade, como é o amor de Deus em seu aspecto de proteção. Há uma lógica de equilíbrio no trabalho aqui. Não há nenhuma lei sem meios de execução, portanto, Herukhuti é necessário para complementar Maat.



Próxima Postagem - Esferas 06 e 07

Por Ifá Korede Emerson Fernandes
Fontes de Consulta:
- Metu Neter
-  A Sabedoria Antiga na África - Patrick Bowen

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A Árvore da Vida de Kamitic - Egito & Yorubá - Parte 01



 
O propósito da criação

Se a verdadeira natureza de Deus, a Fonte, é Amen, e é, essencialmente, incondicionado e indiferenciada, surge a pergunta: por que Deus criou o mundo de diferenciação em que o homem habita?, e, ainda, por que ele criou o homem?

 A escritura Kamitic de Deus no estado de **Amen diz: "Eu estava sozinho, não nasceu, foram eles." Amen (1996) cita a escritura para explicar que Deus criou o mundo, a fim de ter experiência. E Ele criou o homem, a fim de ter um veículo no mundo com as mesmas qualidades essenciais como a própria. O homem é, nesse sentido, criado "à imagem de Deus." Além disso, como Patrick Bowen nos informa, o *Bonaabakulu Abasekhemu ensinam que o homem está em uma viagem de retorno à Fonte, ao Itongo (Espírito Universal), ao estado de Amen. Homem, no seu, aspecto físico grosseiro, e o mundo em geral, é representado pela esfera 10 na parte inferior da árvore. A Esfera 10 representa, portanto, o resultado final da criação. As Esferas de 01 a 09 no meio representam os estágios funcionais de criação, bem como os vários aspectos do ser espiritual, que também faz parte da natureza do homem. Não só a Árvore da Vida representa o desdobramento da Criação, como também representa o caminho de volta, esfera por esfera (ou ramo por ramo), para viagem espiritual de regresso do homem.

Os estágios funcionais da criação, e os aspectos do espírito

Esferas ou Enéade de 1 a 9, além de representar as fases funcionais da criação, também representam as divindades e arquétipos que apresentam as qualidades mais pertinentes ao estágio funcional da criação, com os quais respectivamente estão identificados. Ao nível do homem, essas mesmas energias arquetípicas irão encontrar expressões como tipos de personalidades arquetípicas, dos quais cada um de nós é, em certo sentido uma mistura. A Árvore da Vida é para ser entendida como um modelo de muitas realidades que se interpenetram: de divindades, de aspectos da psique, de aspectos funcionais da criação, entre outros ainda não abordados. Cada uma das esferas da Árvore será descrita brevemente.
 
 
 
Esfera 01 – Ausar - Obatalá


Onipresença - Tema Central.
A Esfera 01 na árvore corresponde ao   Deus manifestado no mundo, e é a imagem espelhada da esfera 0(zero) em cima da árvore. Ou seja, onde a Esfera 0(zero) representa Deus não manifestado, ou  Deus "escondido", a Esfera 1 na árvore representa Deus no mundo. A Esfera 1 representa o aspecto mais elevado do espírito do homem, que está ainda adormecido em todos nós, com exceção de certos adeptos ou "homens-Deus na terra", como: Jesus, Buda, e os "Seres Superiores" da Bonaabakulu Abasekhemu . A Esfera 01 representa a "Centelha Divina" dentro de todos nós. O desafio é criar e estabelecer nossa consciência individualizada na parte do Espírito correspondente a Esfera 01. De acordo com a cosmologia Africana, este é um processo que leva incontáveis ​​encarnações, mas se consciente ou inconscientemente, é uma viagem na qual todos nós estamos embarcados. O aspecto da criação e do Espírito correspondente a Esfera 01 na Árvore é chamado Ausar na tradição Kamitic.
 
Na tradição yorubá, é chamado de Obatalá. O atributo que define a manifestar Deus no mundo é a onipresença. Por extensão, o princípio da onipresença é também o princípio do tema central, como aquela que infunde todos os aspectos de uma coisa, ou a realidade, daí Ausar e Obatalá são as divindades que regem a cabeça e clareza de visão, propósito, etc.
 
Esfera 2 – Tehuti – Orunmilá
Onisciência - Vontade Divina.
 
A Esfera 2 sobre a Árvore da Vida representa o atributo da onisciência. A divindade representada pela Esfera 2 da árvore é chamado Tehuti, às vezes Djehuti, na tradição Kamitic. Como já mencionado, Tehuti era conhecido pelos gregos como Thoth. É esta faculdade de sabe-tudo que constitui a base para toda adivinhação, que é um método pelo qual o homem pode se comunicar com a divindade da segunda Esfera – O Oráculo, ou a divindade através do qual Ausar fala. A divindade de Esfera 02 fala ao homem através de toda a variedade de veículos, por exemplo, através do lançamento de moedas, como o I Ching, o desenho das hastes, o sorteio dos ossos, a leitura de folhas de chá, Jogo de búzios, Ikin e Opelé Ifá, e na elaboração de cartas de um baralho. Ra Un Nefer Amen recuperou , o Grande Oráculo de Tehuti, que fala, por assim dizer, por meio de cartas semelhantes às do Tarô. No panteão Yoruba, Orunmilá é a divindade que representa a sabedoria e é responsável por toda adivinhação. Ifá está relacionado, e é o nome dado ao sistema de adivinhação utilizado pelos Babalawo Yoruba, assim como a religião tradicional praticada pela Yorubá. É através da Esfera 02, que a vontade de Deus pode ser conhecida. Além dos sistemas de adivinhação, a faculdade da onisciência do Criador pode ser manifestada através da vida dos sábios e adeptos que puderam através do culto espiritual ou através de ajuda divina, para estabelecer sua consciência na parte do Espírito representado pela esfera 02 na árvore.
 
Próxima Postagem - Esferas 03 e 04
Notas:
* Bonaabakulu abasekhemu
Irmandade, usando o discurso Bantu antigo, que é a língua-mãe do grupo mais amplo de línguas no continente.
The Brotherhoodwasfounded in Egypt in thereignofthePharaohCheops; its founderbeing a priestof Isis. A Irmandade foi fundada no Egito durante o reinado do faraó Quéops. It hasas its objectsthespreadingoftheWisdomwhich comes fromofOld amongallracesandtribes in Africa, andthestudyandpracticeby its membersofwhatwecallUkwazikwesithabango, whichmeansthatsciencewhichdependsonthepowerofthought. Tem como seus objetos a propagação da sabedoria que vem da antiga entre todas as raças e tribos da África, bem como o estudo e a prática dos seus membros do que chamamos de Ukwazikwesithabango, o que significa que a ciência que depende do poder do pensamento. It istheonlytruesciencethereis. É a única verdadeira ciência que existe.
**Amen (Amon) e Amen-Ra
O rei dos deuses, e a tríade de Tebas, antiga capital egípcia.
A palavra ou a raiz Amen, certamente significa "o que está escondido", "o que não se vê", "o que não pode ser visto", e assim por diante, e este fato é comprovado por dezenas de exemplos que podem ser coletados a partir de textos de todos os períodos.  
 
 
Por Ifá Korede Emerson Fernandes
Fontes de Consulta:
- Metu Neter
-  A Sabedoria Antiga na África - Patrick Bowen